Alavancas

Exercícios com barras e halteres sempre tiveram a preferência dos praticantes de musculação devido à sua eficiência, praticidade, baixo custo e agradável sensação de ativação muscular. Em relação a esse equipamento tradicional, os aparelhos com sistema de alavancas e pesos livres ampliaram ainda mais a eficiência e o prazer do treinamento, aumentaram muito a segurança, preservaram a praticidade e a ausência de manutenção, sem levar à custos excessivos:

O sistema preserva a transmissão direta de carga característica dos pesos livres, sem os falseios e inconstâncias das polias com cabos.

Com os movimentos adequadamente dirigidos em cada aparelho e com o curso em seguimento de arco, o ângulo de ativação das fibras muda ao longo do exercício, permitindo ativar integralmente o grupo muscular exercitado.

A carga efetiva varia ao longo do curso do movimento, de tal maneira que os aparelhos podem ser projetados para que a carga seja adequada à variação de força dos músculos em cada ponto do exercício.

O sistema absorve a maior parte dos vetores de força não funcionais, aliviando as cargas sobre os ligamentos e cartilagens articulares, e por diminuir a ação dos músculos estabilizadores, aumenta a ativação do grupo muscular exercitado.

Os resultados práticos são exercícios muito seguros e extremamente agradáveis, com intensa sensação de ativação muscular e acentuado conforto nas articulações. Em relação aos aparelhos com cabos e placas guiadas, o sistema de alavancas e pesos livres permite exercícios mais eficientes e mais agradáveis, pelas razões citadas. Também diminuem os custos e praticamente eliminam a manutenção. Poucos exercícios são suficientes para exercitar adequadamente todos os grupos musculares. O prazer do treinamento cativa as pessoas e garante a aderência aos programas de exercícios. A troca manual dos pesos não parece diminuir o entusiasmo dos praticantes.
Prof. Dr. José Maria Santarem
 

Av. Dr. Arnaldo, 2031 - Bairro: Sumaré - São Paulo - SP - Telefone: (11) 3897-0684